O que é a
televisão HDR?

Notou que o conteúdo apresentado
na televisão parece ser um pouco
diferente do que via anteriormente?
Continue a ler para saber mais
sobre a tecnologia HDR.

O que significa HDR?

HDR significa High Dynamic Range (grande alcance dinâmico) e refere-se a uma técnica que faz aparecer pormenores do conteúdo, quer em cenas muito brilhantes, quer em cenas muito escuras. Apresenta uma imagem mais natural e realista, mesmo com uma gama de contraste alargada. Por exemplo, numa cena muito escura numa gruta, as televisão HDR mostram o aspecto e a cor das paredes da gruta, bem como a sua textura. E numa cena com um iate no oceano, cada raio de sol brilha de forma clara, separadamente do fundo luminoso. Provavelmente está a ler este artigo no ecrã do seu computador, telemóvel ou tablet – se o seu dispositivo não tiver HDR, não sentirá nem compreenderá completamente o que a tecnologia HDR consegue realmente fazer. Vá à loja de produtos eletrónicos mais próxima e experimente a qualidade da televisão HDR por si mesmo, porque ver é acreditar.

Uma televisão assinalada com \"HDR” apresenta uma imagem de um pôr do sol na praia com High Dynamic Range. Uma televisão assinalada com \"HDR” apresenta uma imagem de um pôr do sol na praia com High Dynamic Range.

Qual é a diferença?
HDR vs UHD

A resolução UHD, ou Ultra High Definition (ultra alta definição) e a tecnologia HDR, ou High Dynamic Range (grande alcance dinâmico) trabalham em combinação para melhorar a qualidade da imagem, simplesmente fazendo-o de formas diferentes. A resolução UHD (também referida como 4K) é uma medição da quantidade de píxeis (mais píxeis criam resoluções mais elevadas). A HDR é uma tecnologia que permite que a sua televisão apresente uma gama mais ampla de tons de cor clara e escura. Juntas, a UHD (4K) e a HDR criam uma imagem mais precisa e realista. Quando encontrar estes termos ao fazer pesquisa para comprar a sua nova televisão, lembre-se de que não são padrões concorrentes – não terá de escolher entre um e outro.

Tipos de HDR

Existem vários tipos de normas HDR, mas o “HDR10” é o mais habitualmente utilizado. Recentemente, foi introduzida uma nova tecnologia chamada HDR10+. A diferença entre esta e a HDR10 está na utilização de metadados dinâmicos* ou metadados estáticos. A tecnologia HDR dinâmica aplica metadados a cada cena, proporcionando uma qualidade de imagem mais optimizada em comparação com a tecnologia HDR estática.

* Metadados refere-se à informação adicional sobre a imagem encontrada no conteúdo. Inclui as informações sobre cor e brilho utilizadas no processo HDR de controlo de imagem.

* Mostra diferenças entre as tecnologias HDR10+ e HDR10. Ambas têm “A mesma aparência” na primeira imagem. As fotografias de metadados Dinâmicos (HDR10+) têm “Melhor saturação de cores” e “Luminosidade equilibrada”, mas as outras fotografias com metadados Estáticos (HDR10) apresentam-se “Ligeiramente subsaturadas” e com “Luminosidade desequilibrada”.

Desfrute de conteúdo HDR

Os produtores de conteúdo têm agora mais liberdade do que nunca para criar conteúdo de qualidade superior de qualidade 4K+ com HDR. Havendo tantos dispositivos que lhes permitem expressar a sua criatividade, o conteúdo tornou-se mais abundante. Além disso, existem vários tipos de serviços, como Streaming, IPTV e descodificadores disponíveis para desfrutar de todo este novo conteúdo. Só lhe falta ter uma televisão HDR para aproveitar tanto potencial.

Lembre-se de quatro coisas ao escolher a sua televisão HDR

Para obter uma das melhores experiências HDR, deve considerar o seguinte:
em que medida o aparelho apresenta conteúdo brilhante, em que medida apresenta conteúdo preto escuro e em que medida apresenta cores diferentes com precisão. São estes os principais fatores que determinam a qualidade de uma televisão com HDR.

* O escurecimento local é uma tecnologia que controla a luz de fundo em diferentes áreas do ecrã de modo a tornar o preto mais realista.

* Uma lista mostra quatro coisas importantes ao escolher a melhor televisão HDR: se dispõe de HDR ou HDR10+ (metadados Dinâmicos);
se, em termos de brilho tem HDR 1000 nits ou mais; se o Preto é tratado com Escurecimento Local*; e se tem 100% de Volume de Cor.

Veja todas as inovações mais recentes da televisão Samsung QLED

Veja todas as inovações mais recentes da televisão Samsung QLED